É prejudicial meu bebe ver videos?

O fato de assistir desenhos animados infantis ser prejudicial ou não ao bebê depende do tempo, da frequência e do contexto em que você deixa a criança pequena diante das telas dos aparelhos. Segundo pediatras do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, não há grandes problemas se o bebê for exposto à TV dentro da rotina da família. Ou seja, quando os pais estão assistindo a um programa favorito ou às notícias, “ninguém deve usar a TV ou nenhum tipo de equipamento eletrônico para entreter a criança por longos períodos”.  Ou seja, tudo é uma questão de medida.
Pesquisas mostram que crianças até 2 anos até podem ser estimuladas com vídeos ou aplicativos, mas acompanhados dos responsáveis por repetir ou chamar a atenção para o que está sendo visto.


Os médicos têm se preocupado com a forma como a interação com esses equipamentos afeta o cérebro, que no bebê passa por rápidas transformações.
Os bebês devem ser estimulados a explorar o mundo fisicamente: brincando, tentando pegar ou montar um objeto, engatinhando etc.
Mas é claro que você não precisa ignorar a tecnologia. É importante que a criança também desenvolva suas habilidades digitais — mas no tempo adequado.  Para isso é fundamental a seleção do que a criança vai assistir.
O que nós chamamos uma alfabetização audiovisual.

Seria como uma criança que somente come hambúrguer nos primeiro anos, ela terá dificuldade de ter um paladar mais sofisticado futuramente. O mesmo ocorre com a oferta audiovisual.

Bebelume se  aventura em um enorme desafio que é o de imaginar e criar uma proposta estética que reflita outro conceito da primeira infância, que respeite seus direitos, possibilidades e necessidades e que ajudem a enriquecer seu mundo, tendo um respeito profundo pelas crianças e que os representem e contemplem suas perspectivas, vozes, opiniões e pontos de vista. Para isso, a equipe de criação  da série busca sempre em suas criações um discurso sobre a infância diferente daquele construído pelo mercado no campo do desenho animado infantil e que abra possibilidades inéditas no campo da TV infantil.

Conheça os nossos vídeos no nosso canal Youtube https://www.youtube.com/channel/UCc4dYHVi5zdOeNNcsgvavwA ou diretamente se inscreve no nosso canal www.bebelume.com.br

Veja outros artigos

Um conteúdo diferente de vídeos para o seu bebe

Para o pai ou mãe que está procurando um desenho que educadores infantis indiquem, hoje em dia temos varias ofertas  disponíveis na internet como por exemplo – Mundo Bita, Team Umizoomi, Dora, a Aventureira, Show da Luna, George, o Curioso, etc.  E se observarmos com atenção, todas estas series tem em comum uma estética com

Uma nova alternativa para o seu bebe

Muitos de nós nos perguntamos? Que desenhos animados posso oferecer para o meu filho? Como estimular o seu desenvolvimento da melhor forma? Devo expor meu filho tão pequeno a um desenho infantil no youtube? Muitos pais e mães não são a favor de expor as crianças pequenas a aparelhos eletrônicos com frequência, muito menos em

BebeLume no festival de cinema de Florianópolis

O BebeLume participou  recentemente da 18a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Tivemos uma audiência repleta de crianças e bebês que ficaram encantados com a nossa primeira série Inspira Fundo. Foi a oportunidade de ver a reação deles com o nosso trabalho e perceber o quanto os vídeos foram bem recebidos por quem estava ali.